Sejam Bem Vindos

“O Programa Cultura Viva reconheceu o país para além dos grandes nomes da mídia e varreu a poeira que encobria e sufocava as faces anônimas, revelando-as iluminadas, multicoloridas e essencialmente brasileiras”.

Agenda e Ações da Macro

Marcha Nacional dos Pontos de Cultura

     Durante a II Teia Regional realizada no dia 30/04 e 1o de Maio em Caçapava, foi proposto buscar alternativas e apoios financeiros para ir com um ônibus a Brasília no dia 25 de maio, dia da Marcha Nacional dos Pontos de Cultura.
     
      Somos 32 Pontos de Cultura, juntos podemos alcançar este objetvo.

Dia 21 ás 15hs - ultima reunião para decidirmos como iremos.


   Os pontos que não tiver disponibildade de estar presente pode ajudar contribuindo com qualquer quantia em dinheiro, ou outro item que gere custo na viagem (alimentação, agua, faixa...)







II Teia Regional dos Pontos de Cultura da Macro região Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista 

     A Teia é o espaço onde os pontos são alinhados, alinhavados e fortalecidos. É o movimento onde os eixos do Programa Cultura Viva (protagonismo, empoderamento, emancipação e organização em rede) são vivenciados de forma coletiva, valorizando as peculiaridades, singularidades e diversidade que formam a identidade cultural da região.

    As teias e fóruns acontecem desde 2005/2006 e a partir deste movimento dos Pontos de Cultura, a princípio conveniados apenas com o governo federal, foi possível estabelecer a gestão compartilhada entre Pontos e Governos, um processo de constante diálogo e enfrentamentos de idéias e conceitos, possibilitando a ampliação e descentralização do Programa com os estados.

    Compartilhamos que a II Teia Regional realizada nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2011 na região rural de Caçapava/SP, no Espaço Cultural Bicho Preguiça foi uma maravilha! Dias de pura integração, trocas de saberes e fazeres, muito diálogo e celebração, entre os Pontos, artistas parceiros, mestres e crianças.


    Teve Coco, Maracatu, Coral infantil, Bonecões, fóruns, boa comida, canções de trabalho, palestra de Célio Turino, propostas para a Marcha Nacional dos Pontos de Cultura, divisão de trabalho para fortalecimento da rede regional (uma delas este nosso blog), combinados para fazer crescer a safra de trabalho, renda e novos cultivos entre os próprios pontos, informes, considerações e apoios aos projetos de Leis necessários para o avanço da Cultura Brasileira: Lei Cultura Viva, Lei Mestre Cultura Viva, Lei do Direito Autoral.

Sabemos que precisamos cuidar dos conteúdos de todas estas leis, fazer lei não é o problema, somos o país que mais leis possuem, porém nem todas são cumpridas e muitas significam atravancamento de processos, mas estamos dispostos a cuidar dos conteúdos de cada uma delas com tranqüilidade como os bons caipiras da região.

Hoje somam quase 8 milhões de pessoas em torno dos pontos de Cultura espalhados pelo Brasil, um movimento legítimo que se alastrou e vem se organizando cada vez mais para o fortalecimento do Programa que desescondeu o Brasil!

Viva o Cultura Viva!